Márcio Maio
Auto Press

O mercado
automotivo
global
privilegia o que
está em alta. E,
atualmente, a
tendência é o
crescimento
global dos
utilitários
esportivos. No
Brasil, por
exemplo,
enquanto as
vendas de
automóveis
caíram cerca de
7% em geral no
ano passado, o
segmento de SUVs
cresceu 4%. De
olho nesse nicho
e nos avanços
conquistados
pelo segmento
premium por
aqui, a Lexus –
marca de luxo da
Toyota – já
iniciou as
vendas de seu NX
200t no país. O
primeiro SUV
compacto da
fabricante
japonesa,
mostrado pela
primeira vez no
Salão de
Frankfurt de
2013, foi grande
estrela da marca
no Salão de São
Paulo, no ano
passado.
A carroceria,
montada com
tecnologia
digital e solda
a laser, com aço
e alumínio,
apresenta linhas
fortes e
agressivas. As
laterais ganham
boa dose de
robustez, com
linha de cintura
elevadas e
vincos
prolongados até
a traseira. Os
conjuntos óticos
dianteiro e
traseiro são
formados
exclusivamente
por leds. Só na
parte frontal,
são 78 lâmpadas
com essa
tecnologia. A
grade pode ser
em forma de
colmeia na
versão de topo
F-Sport e, neste
caso, as rodas
de liga-leve
passam das 17
polegadas para
18. O visual
esportivo é
reforçado na
traseira pela
saída dupla de
escapamento em
acabamento
cromado.
Sob o capô, o NX
200t estreou um
“powertrain”
inédito até
então nos
automóveis da
marca: o motor
2.0 litros a
gasolina
turboalimentado
com injeção
direta e sistema
de controle de
válvulas no
ciclo
Otto-Atkinson.
Seu tempo de
abertura
reduzido das
válvulas melhora
o desempenho e,
ao mesmo tempo,
diminui a
emissão de
poluentes e o
consumo de
combustível. O
propulsor
trabalha em
conjunto com um
câmbio
automático de
seis velocidades
– com borboletas
no volante para
trocas manuais –
e entrega
potência máxima
de 238 cv a
5.600 rpm e
atinge torque
pleno de 35,7
kgfm entre 1.650
rpm e 4 mil rpm.
Com essas
especificações,
ele sai do zero
e chega aos 100
km/h em apenas
7,2 segundos,
atingindo
velocidade
máxima de 200
km/h.
O NX 200t é
recheado de
itens de
conforto e
entretenimento.
As informações
do computador de
bordo são
transmitidas na
tela colorida em
cristal líquido
de 4,2 polegadas
e englobam dados
das chamadas do
telefone
celular, consumo
de combustível,
autonomia,
velocidade
média,
temperatura
externa,
indicador de
marcha, pressão
dos pneus,
informações do
áudio e GPS. O
sistema
multimídia tem 7
polegadas e
conta com GPS,
rádio, DVD, MP3,
Bluetooth e
sinal de TV
digital. Seu
controle é feito
a partir de um
touchpad
localizado ao
lado da manopla
do câmbio. Há
ainda
ar-condicionado
de duas zonas,
três modos de
direção – Eco,
Normal e Sport
–, aquecimento e
resfriamento dos
bancos e botão
para assistência
em rampas.
A vida do
motorista é
facilitada pelo
controle de
cruzeiro,
direção
elétrica,
controle
eletrônico de
tração e
estabilidade,
câmara de ré,
sensor de chuva,
acesso ao carro
e partida do
motor sem chave
e monitor de
ponto cego. A
preocupação com
a segurança fica
evidenciada pelo
número de
airbags
distribuídos
pelo veículo.
São 10 no total,
sendo dois
frontais, quatro
laterais, dois
de cortina e
dois para
proteção dos
joelhos, estes
para motorista e
passageiro do
banco dianteiro.
Todos esses
itens são de
série desde a
configuração de
entrada, que
custa R$
216.300. A de
topo, que ganha
o pacote F-Sport,
conta ainda com
bancos
esportivos,
pedais de
alumínio, painel
com head-up
display e teto
panorâmico que
chega até o
banco traseiro.
Além disso, a
versão adiciona
sistema de
suspensão
adaptativo
variável,
medidores de
aceleração e da
pressão do turbo
e um quarto modo
de direção, o
Sport+, com a
calibragem da
suspensão
enrijecida. Mas
as diferenças
têm um preço – e
o do Lexus NX
200t F-Sport
atinge R$
236.900.
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