Luiz Humberto
Monteiro Pereira
Auto Press

O Versa mexicano
já incomodava
muita gente.
Desde que chegou
ao Brasil, em
outubro de 2011,
o sedã compacto
da Nissan
conseguia
cativar uma
parte expressiva
dos consumidores
do segmento,
principalmente
graças a
atributos como
seu amplo espaço
interno, a
direção
progressiva
eletricamente
assistida e boa
lista de
equipamentos.
Por isso, a
expectativa da
marca japonesa é
muito grande com
o lançamento da
versão “made in
Brazil”, que é
fabricada em
Resende, no Sul
do estado do Rio
de Janeiro. A
mesma unidade
industrial de
onde já sai,
desde maio do
ano passado, o
hatch March –
com quem o Versa
partilha
plataforma e
trens de força
1.0 e 1.6 litro.
Além do
“facelift” que
já havia sido
apresentado ao
Brasil no Salão
de São Paulo, as
principais
novidades do
Versa nacional
são a introdução
da versão topo
de linha Unique,
que se posiciona
acima da antiga
“top” 1.6 SL, e
a criação das
versões 1.0 e
1.0 S, ambas com
o novo motor 1.0
litro de três
cilindros –
apresentado em
fevereiro no
March nacional.
O design do
Versa sofreu uma
merecida
evolução,
principalmente
na parte
frontal. Lá está
o amplo conjunto
ótico, com
farois em
formato de
bumerangues, e a
grade cromada
trapezoidal. Na
traseira, a
parte menos
harmônica do
modelo, apenas o
parachoque foi
remodelado. E
alguns detalhes
cromados foram
espalhados pela
carroceria. Se
esteticamente a
mudança foi
pequena, outras
novidades têm
mais potencial
para
efetivamente
aumentar as
vendas do Versa.
Afinal, as novas
versões ampliam
de forma
considerável o
leque de opções
e preços do
sedã. Agora o
três volumes
parte dos R$
41.990 na versão
básica 1.0,
passa pelos R$
44.990 da 1.0 S,
chega aos R$
46.690 na 1.6 SV,
vai aos R$
49.490 na 1.6 SL,
que era a antiga
“top”, e atinge
os R$ 54.990 na
nova topo de
gama 1.6 Unique.
Com um espectro
tão amplo, o
modelo ganha
força para
encarar
concorrentes
como Chevrolet
Cobalt, Fiat
Grand Siena,
Reanult Logan,
Honda City e
Hyundai HB20 S,
todos fabricados
no Brasil.
Na entrada da
linha, o moderno
motor 1.0 de
três cilindros,
com 77 cv de
potência máxima
e 10 kgfm de
torque, foi
encarregado da
tarefa de mover
as versões mais
baratas do sedã.
A básica 1.0 já
traz de série
computador de
bordo,
ar-condicionado,
vidros
dianteiros
elétricos, trava
elétrica com
acionamento por
controle remoto,
direção elétrica
progressiva,
espelhos e
travas
elétricos,
alarme e
abertura interna
da tampa do
tanque de
combustível,
entre outros
confortos. Já a
1.0 S acrescenta
rádio/CD player
com MP3, USB,
conexões
Bluetooth e
comandos no
volante, além
das rodas de
liga leve. Com o
motor 1.6, a
primeira versão
é a SV, que –
com exceção das
rodas de liga
leve – traz tudo
que a 1.0 S tem
e ainda introduz
abertura interna
do porta-malas,
botão do freio
de mão e
maçanetas
internas
cromadas, painel
de instrumentos
“Fine Vision”,
spots de leitura
para motorista e
passageiro
dianteiro e luz
no porta-malas.
E a SL incorpora
a esse conjunto
as rodas de liga
leve de 15
polegadas e
ainda bancos em
camurça, banco
traseiro
rebatível,
vidros traseiros
elétricos,
moldura cromada
nas janelas e
revestimento das
portas em
tecido, além de
cintos traseiros
laterais e
central com três
pontos.
Como a versão
mais vendida do
Versa mexicano
era justamente a
antiga “top” SL,
a Nissan achou
que haveria
demanda para um
modelo com
alguns itens
extras de
sofisticação,
para atrair um
público um pouco
mais exigente –
e que faz
questão de
mostrar que é
“diferenciado” e
não está
“contando
tostões” na hora
de escolher um
carro para
comprar. Assim,
a nova “top”
Unique adiciona
ao conteúdo da
versão SL alguns
“sinais
exteriores de
prosperidade”.
Lá estão bancos
em couro,
acabamento Piano
Black no painel
central,
maçanetas
externas e friso
do porta-malas
cromados, câmera
traseira com
imagem integrada
à tela do rádio,
sistema de
navegação
integrado ao
painel com
Nissan Connect –
que, conectado a
um smatphone,
permite acessar
o Google Search
e interagir com
as mídias
sociais –,
faróis de
neblina com
acabamento
cromado, rodas
de liga leve de
16 polegadas e
retrovisores com
piscas
integrados,
entre outros
confortos e
luxos.
Certemente é a
versão que vai
estar nas
campanhas
publicitárias do
novo Versa, que
chega às
consessionárias
dia 23 de março. |