//  BAIXADA  //
 

Hospital Moacyr do Carmo recebe campanha do Setembro Vermelho

 

Leia também...

 
 
  


Uma das principais causas de morte no mundo, as doenças cardiovasculares ganham uma atenção especial no mês de setembro, quando se comemora o Dia Mundial do Coração, no dia 29. Tendo isso em vista, a secretaria de Saúde de Duque de Caxias aderiu à campanha Siga Seu Coração e Tome Uma Atitude, promovendo ontem, no pátio do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, o movimento nacional Setembro Vermelho. Idealizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, a campanha tem como objetivo alertar a população sobre a importância de agir de modo preventivo sobre as doenças cardiovasculares por meio da adoção de hábitos saudáveis.
Durante toda manhã, foram oferecidos os serviços de verificação de pressão arterial, teste de diabetes, orientação no combate ao fumo, avaliação nutricional e consulta com cardiologista. A secretaria municipal de Esporte e Lazer também cedeu uma fisioterapeuta para dar dicas de exercícios que ajudem no combate ao sedentarismo.
Acompanhado do secretário de Saúde, Camilo Junqueira, e do diretor geral do hospital, Guilherme Ramalhoto, o vice-prefeito Laury Villar participou das ações e lembrou o trabalho que a prefeitura vem realizando para melhorar a saúde na cidade. “É muito importante que a população tenha acesso a todos esses serviços e às orientações sobre como prevenir as doenças cardiovasculares. O secretário Camilo Junqueira é cardiologista e sabe da necessidade dessas ações preventivas. Quando assumimos a prefeitura uma das principais reclamações da população era em relação a saúde. Através de muito trabalho, conseguimos aumentar o número de atendimentos, reformamos unidades de saúde e pretendemos levar o programa de saúde da família a todo município”, destacou Laury Villar, lembrando que no dia 9 de outubro será a inauguração da Unidade de Pronto-Atendimento do Hospital Moacyr do Carmo.
Para o secretário Camilo Junqueira, o Setembro Vermelho é uma oportunidade para alertar a população sobre os riscos das doenças cardiovasculares, que apresentam como principais fatores a pressão alta, diabetes, estresse, sedentarismo, idade e histórico familiar. “A campanha do Setembro Vermelho tem como intuito a identificação dos fatores de riscos tratáveis para que possamos prevenir as doenças cardiovasculares, que hoje representam 35% das mortes nas cidades do país. De todos os fatores, só não conseguimos tratar quando está relacionado à idade ou histórico familiar”, afirmou.
A curiosidade de pacientes e acompanhantes fez com que uma fila se formasse no estacionamento do hospital, onde foi instalado o trailer da saúde para atendimento. Moradora de Belford Roxo, Cristiane Alves Ferreira, de 38 anos, aproveitou a ida da sogra para buscar exames na unidade e foi a primeira da fila para participar do Setembro Vermelho. O atendimento foi elogiado, já os resultados não agradaram muito. “Achei ótimo a iniciativa da campanha. O atendimento é ótimo. Só fiquei um pouco preocupada porque os testes apontaram uma alteração na pressão arterial e diabetes, que nunca tive. O médico passou remédio e agora vou passar a me cuidar mais”, garantiu a dona de casa.

 
 



P U B L I C I D A D E