//  BAIXADA  //
 

Vendas antecipadas de Natal geram expectativas positivas em comerciantes

 

Leia também...

 
 
  


Gabriele Souza
Fotos Taly Sant’Anna


A exatamente um mês do Natal, o comércio varejista já se prepara para a ascensão nas vendas que as festas de final de ano trazem para os estabelecimentos. Com a expectativa de crescimento de 20% em comparação ao Natal do ano passado, de acordo com as pesquisas realizadas pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Iguaçu (CDL), lojistas e comerciantes já comemoram o crescimento significativo no movimento antecipado das lojas, movimento esse que deve aumentar ainda mais após os consumidores receberem o décimo terceiro.
Essa expectativa gira em torno da baixa que o comércio teve durante o ano de 2014 por conta de Copa do Mundo e das eleições. Segundo o presidente da CDL, Claudio Rosemberg, para o comércio, a Copa e as eleições cooperaram de forma negativa para o desempenho do comércio. “Estamos com a expectativa de um Natal maravilhoso para a cidade, nós empresários acreditamos que muitas pessoas deixaram de consumir por causa desses dois grandes eventos. Psicologicamente o consumidor se retrai. A partir do dia 30 de novembro, cerca de 400 mil consumidores por dia começam a passar pelo Calçadão com a primeira parcela do décimo terceiro e nós ficamos muito felizes porque Nova Iguaçu está preparada para receber esses consumidores”, disse Rosemberg.
Para receber de maneira segura esses 400 mil consumidores por dia, Nova Iguaçu, em parceria com as Associações Comerciais, o 4º Grupamento de Bombeiro Militar e o 20º Batalhão da Polícia Militar, vão colocar a disposição do consumidor guaritas móveis, viaturas no entorno do centro comercial e coleta de lixo extra. “Além das duas coletas diárias que acontecem normalmente (às 9h e às 19h), durante o mês de dezembro teremos uma terceira, às 15h, para receber o consumidor com um centro comercial limpo. No trânsito, já nos reunimos com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte e eles estão atentos para oferecer um fluxo mínimo e adequado para nossos consumidores. Em termo de questões de segurança, são seis guaritas móveis que colocam o policial a três metros de altura para ele ter uma ampla visão do formigueiro que vai se instalar no Calçadão a partir do dia 30. Em parceria com o comandante Marcos Netto, forneceremos um Natal super seguro para os consumidores”, ressaltou Claudio Rosemberg.
Os números econômicos mostram que os parâmetros nacionais deixaram a desejar, e isso refletiu nos lucros dos empresários em 2014. Para contornar essa situação, varejistas estão promovendo uma chuva de promoções e liquidações de Natal para atrair clientes. “O comércio vivenciou um ano muito difícil, o consumidor sabia que nessa época viriam as promoções e liquidações e deixaram para comprar seus produtos de linha branca, por exemplo, agora. E realmente é o que tem acontecido, podemos ver nas grandes mídias a Black Friday está ai para comprovar”, observou o presidente da CDL.
Na época do Natal, três setores comandam as vendas. Produtos Alimentícios para a ceia natalina, vestuários e toda a linha eletroeletrônica para presentear amigos e parentes. A aposentada Amélia, de 68 anos, decidiu antecipar as compras de Natal para não enfrentar grandes filas. “Aqui em Nova Iguaçu as lojas ficam lotadas, economizei para poder fazer minhas compras de Natal sem enfrentar filas”, disse a aposentada.

Em Nova Iguaçu, a abertura oficial do Natal acontece no dia 6 de dezembro, às 9h, no Calçadão. O evento conta com a chegada do Papai Noel, entrega da chave da cidade e apresentação de corais.

 
 



P U B L I C I D A D E